O Meu Partido Socialista, por Ivo Costa

 

A imagem do PS ficou obviamente muito catalogada à do seu anterior líder. Depois da orientação extremamente forte e muito própria de José Sócrates, onde foi inúmeras vezes atacado por um jornalismo que, de ético e moral, nada tem e onde teve de tomar medidas impopulares, o PS viu a sua imagem descer para níveis barométricos muito baixos.

 

Foi-se José Sócrates, usufruindo agora de alguma acalmia na sua vida pessoal e profissional e, logo aí, o partido fragmentou-se, desabrochando clivagens internas e abrindo feridas que se pensavam saradas. Ganhou António José Seguro, e ganhou bem. Primeiro pelo óptimo resultado que obteve, segundo (e esta é a minha convicção) é a pessoa mais indicada para recuperar a imagem de verdadeiro partido de esquerda. Confesso que já estou farto de ouvir PCP e BE, dizerem que PS é “farinha do mesmo saco” de PSD e CDS.

 

Tenho de António José Seguro, a ideia de um homem cauteloso, afável, de afectos e que sabe ouvir pacientemente. Ora é com esta personalidade que o caracteriza, que vai tentar “seduzir” os portugueses e combater activamente as políticas da direita ultra liberal e conservadora, que lamentavelmente utiliza sempre o argumento do memorando da “troika”, para se desculpabilizar de responsabilidades. Puro oportunismo. Não me lembro de, por exemplo, no memorando estar indicado que o IVA da electricidade tenha que ser aumentado já em Outubro de 2011 para uma taxa de 23% (por exemplo, podia ter sido aumentado no próximo ano e/ou para uma taxa intermédia de 13%)!

 

Com Seguro, estou certo de que vamos ter os portugueses sempre em primeiro lugar, opondo-nos a quem só anda de calculadora “na mão” e não tem qualquer sentido social.

 

______________________________________________________________

Da série de artigos “O Meu PS”, escritos por amigos, militantes da Juventude Socialista e/ou do Partido Socialista, que acederam ao nosso convite para reflectirem sobre o presente e futuro do PS.

Ivo Costa é militante da Juventude Socialista e do Partido Socialista do Porto e Coordenador do Secretariado do Núcleo da Concelhia JS do Centro do Porto.

Anúncios